MEU PRIMEIRO DIA EM LONDRES // Diário do Intercâmbio
Minha viagem para Londres começou um pouco conturbada e nervosa: estava viajando sozinha pela primeira vez para um país que não conhecia, insegura com o inglês e sem saber exatamente o que fazer. Pousei em Luton, o quarto maior aeroporto de Londres (que recebe os voos de baixo custo da Europa). Confesso que achei ele desorganizado e tumultuado, foi bem difícil de entender o que eu deveria fazer - provavelmente, se eu não estivesse tão ansiosa teria sido mais fácil. Por sorte, encontrei duas senhoras muito gentis que me ajudaram e consegui, finalmente, chegar na estação de trem e seguir caminho para a casa da família que está me hospedando aqui. As duas primeiras coisas que você precisa fazer quando chega em Londres é: comprar seu cartão do transporte - o famoso OYSTER - e um SIM card para ter internet no celular. Isso é básico e essencial.
SIM CARD - para ter todas as opções de operadoras e valores possíveis, vá a uma loja da Carphone Warehouse. Pedi a melhor/mais barata opção e saí de lá com um chip da operadora EE com 7gb de internet. Custou £7,50 (um valor MUITO justo!).
OYSTER CARD - eu não vou te explicar com detalhes sobre esse cartão, porque confesso que ele foi muito confuso pra mim, por isso te conto exatamente o meu caso: ficarei em Londres por 7 dias, então comprei o OYSTER com o valor para 7 dias (£38,70) e podendo usá-lo nas zonas 1, 2 e 3 (se você não sabe, Londres é dividida por zonas e o transporte é cobrado de acordo com a zona que você anda). Depois que você atinge o teto de gastos do dia, você não paga mais e pode andar com os transportes (ônibus, metrô e trem) à vontade. Vale lembrar que o cartão custa £5,00 e você pode devolvê-lo e ter seu dinheiro de volta quando for embora. E você encontra o cartão para vender em todo o lugar, principalmente em lojinhas de conveniência próximas às estações. Aqui você tem mais informações sobre o OYSTER CARD.
Agora você já está pronto para ir a qualquer lugar em Londres!
Antes de prosseguir, mais uma informação importante: pra mim, o Google Maps é simplesmente o melhor app para usar em viagens. Londres tem uns tantos app's para cada um dos transportes e achei todos eles muito confusos. Com o aplicativo do Google, consigo ver como me locomover a pé, de carro e com todos os transportes possíveis. Ele me mostra qual transporte pegar, qual plataforma ir, a hora, TUDO com detalhes e rota de como chegar em cada lugar. É muito fácil e prático! #ficadica
OS PONTOS TURÍSTICOS
Domingo de MUITO sol, 25°C, você já consegue imaginar o quão lotada Londres estava, né?! Mas ainda assim estava tudo incrível e vou te contar um pouco do meu roteiro:
LONDON EYE
O primeiro ponto turístico que conheci foi a London Eye, a maior roda gigante da Europa com 135m de altura. O lugar é lindo, a roda gigante é realmente gigante, mas a fila para entrar era imensa. Pelo que andei pesquisando, se você comprar o ingresso pela internet o processo pode ficar mais fácil. Não andei na London Eye por conta das filas e porque estava sozinha - não ia ter graça sem o João -, mas na próxima visita a Londres, certamente o monumento vai estar no roteiro!
BIG BEN
O parlamento inglês é um prédio muito bonito, pomposo e surpreendente. A torre do relógio chama muita atenção, afinal, são 96m de altura. É um ponto turístico clássico, não dá pra perder. Fica super perto da London Eye.
ST. JAMES'S PARK
Esse é um must go de Londres! Parque lindo, limpo, organizado e lotadinho de flores nesse início de primavera. Caminhei bastante pelo parque, deitei na grama, fiz várias fotos e segui caminho para o Palácio de Buckingham que fica "no meio do parque".
PALÁCIO DE BUCKINGHAM
Eu achei bonito, mas confesso que esperava mais. Não cheguei a ir até o portão do palácio porque, obviamente, estava lotado e de longe dava para ver perfeitamente bem. Não vi a troca da guarda, pois os meus horários não bateram, mas vou deixar aqui o link para você visitar o site e saber os dias e horários.
TOWER BRIDGE
Foi meu último ponto turístico do dia e certamente valeu a visita. A ponte é linda! Todas as construções antigas da Europa são muito grandes e cheias de detalhes, é de ficar de queixo caído. Pagando £9,80 (adulto), você pode fazer o Tower Bridge Exhibition para conhecer mais da história e ter uma visão incrível da cidade.
E esse foi meu primeiro dia em Londres. Tô amando a cidade, tudo funciona bem, os transportes são pontuais, ruas limpas e seguras. Ansiosa para o que está por vir!
Se você ficou com alguma dúvida e precisa de dicas, é só comentar aqui embaixo que eu te ajudo! Combinado?
BEIJO